sábado, 8 de outubro de 2016

CUIDADOS COM A SAÚDE ENQUANTO ESTUDA PARA CONCURSO

Caros concurseiros, não negligenciem qualquer sinal ou sintoma que o organismo dá dê que alguma coisa não está indo muito bem.

Sempre achamos que é bobagem, perda de tempo, que é sair do foco principal que é o estudo para ir cuidar da mente, fazer caminhadas, exercícios físicos, descansar, tirar horas de lazer e que com isso vai demorar mais nossa aprovação. Ledo engano.

Normalmente achamos: Isso não vai acontecer comigo, vou passar antes de qualquer coisa ruim acontecer com minha saúde, depois me cuido, até realmente sermos acometidos por algo que realmente diz "chega", "pare um pouco".

Só para servir de alerta para cada um repensar um pouco o seu dia a dia de concurseiro... 

Eu estava estudando direto nos últimos meses, seis oito horas por dia. Estava indo muito bem, até que o corpo cansa e não aguenta mais... E chega a cobrança... Não de mole para o azar... Procure o equilíbrio. Estudar é importante, mas ter saúde é mais importante ainda. Pense nisso.

Sinais:

Estava com um sono sem fim. E pressão baixa.



Dormia mais e nunca passava o sono. Assistir vídeo aulas impossível e ler não estava me concentrando, então ia descansar, na outra semana insônia. Não conseguia dormir por nada.



A insônia consegue ser pior do que dormir demais. Você já não aguenta mais e não relaxa e o pior, fica pensando coisas, devia estar dormindo, devia estar estudando e estou aqui sem fazer nada...
  • Sono em dia é fundamental.


O tempo de estudo é longo e a dor nas costas também é algo que está presente em nossa jornada, são muitas horas sentados lendo, a postura começa boa, mas logo vamos relaxando, não é mesmo? É falta de alongamento e  alguma atividade física para mexer com os nervos e espantar as dores.
  • Atividade física tem que ser feita. Academia, caminhada ou mesmo alongamento em casa. É necessário.



Sem falar na comida, comer de forma saudável, comer demais não é bom para ninguém. E principalmente para nós concurseiros que geralmente comemos mais do que gastamos, pois ficamos a maior parte do tempo sentados, então a coisa fica pior. Além de ganhar uns quilos a mais, comer demais dá sono, sente-se pesado. 
  • Alimentação saudável sempre. 

Essas são algumas coisas que acontecem antes de acontecer algo mais sério. 
Depois de não levar a sérios os sintomas acima e as dicas dos especialistas, dos professores de que precisa relaxar, descansar, eu fui diagnosticada com estafa mental. 
Cheguei ao limite de canseira.

"A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, a estafa mental é quando a mente fica sobrecarregada por excesso de atividades intelectuais. Ultrapassa a capacidade mental de resolver os problemas, provocando esgotamento do cérebro.

Resumo, diagnóstico médico: Você precisa parar. Precisa de férias. Largue tudo!
No mínimo uma semana sem estudar nada... Absolutamente nada. Segundo o médico bom mesmo seriam quinze dias de repouso. 

Pois é galera... Agora tenho que descansar na marra. Obrigatoriamente. Viajar... Ordens médicas. 

E outra coisa que o médico falou que vale para todo mundo como dica. Uma semana de estudo não leva a aprovação. Um dia de descanso, uma semana que você relaxa, fará com que você chegue melhor, mais aliviado para o dia da prova, estudará com mais vontade e determinação. 

Então galera, lição do dia. Não exagere nos estudos. Assim como estudar pouco não é bom estudar demais prejudica não só os estudos, mas a saúde e toda a sua vida! 

Se cuidem!

Moderação é a chave para o sucesso.

LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário