Sou apaixonada pelo poder que as informações possuem de transformar vidas.
A influência da informação na vida das pessoas é espetacular, você identifica muito fácil quem as possui, quem as ignora e quem as busca como forma de mudar seus destinos.
Porém, a informação por si só não é o suficiente... precisa-se de pessoas estratégicas para "dar" a informação e esta causar um impacto em você e sobretudo a partir daí fazer você agir.
Normalmente escrevo para compartilhar reflexões sobre o dia a dia dos estudos, angústias e motivações e hoje vou falar sobre algo que chamou minha atenção...
Nós estudantes de concursos públicos nunca nos desligamos desse meio, não é mesmo?
Nossa vida gira em torno de concurso... é o e-mail lotado de informações, de propagandas, é as redes sociais cheias de publicações sugeridas, todos os lugares por onde clicamos tem algo direcionado aos concursos - as nossas buscas e pesquisas na internet deixam rastros... tudo isso graças ao ""remarketing"."(remarketing mostra assuntos que interessam especificamente àquele usuário específico), estratégias do marketing digital.
Pois bem, mas ainda não é bem sobre isso que vou falar... e sim que em meio a milhares de informações sobre a mesma coisa, tantas vezes repetidas... uma dessas informações, porém me chamou a atenção, muito mais do que as outras tantas que falavam exatamente a mesma coisa e que estava até enjoada de olhar e ler a respeito...
Alguém se identifica?
Pois é meus caros colegas, chega um momento que a imensidão de informações atrapalha, não absorvemos mais, nosso cérebro não codifica, só passamos os olhos, por já saber do que se trata, então aquele montante de coisas acaba que não tem valor nenhum para nós.
O que está em jogo é muito mais do que palavras escritas, propagandas repetidas, o que chama a atenção é o conjunto dos seguintes elementos:
Informação + pessoa estratégica + motivação para a ação
1- Sua atenção dobra quando alguém que você respeita está falando.
2- A forma como é abordada a informação também conta muito.
3- A partir da informação, vem a motivação e a confiança de que você é capaz... e então vem a ação.
Tipo unir o útil ao agradável.
Dentre vários e-mails, várias propagandas, anúncios sobre os concursos com editais abertos... nada chamou a atenção... até que de repente uma propaganda me fez parar, assistir à análise do edital e pah!!!
Lá vou eu realizar algo inédito, fazer o concurso de nível superior e o de nível médio para o mesmo órgão, já que um é de manhã e o outro é de tarde, normalmente eu opto por uma das áreas por achar que não dou conta de me preparar para os dois ao mesmo tempo...
E dessa vez vou tentar, depois conto para vocês como será a experiência...
Mas o que eu quero é fazer você pensar, você refletir sobre a importância de selecionar as informações que chegam até você...
falo de bloquear mesmo, excluir das suas listas... se você não respeita a pessoa ou a empresa que está lhe dando uma informação atrás da outra, ela não gera efeito nenhum na sua vida, passa despercebida ou pior fazem você perder tempo e não acrescentam nada e você perde grandes oportunidades...
A conclusão é que você deve selecionar as suas informações, de nada adianta um e-mail lotado se você não lê com atenção e se importando com o que lhe mandaram... descadastre-se de sites, listas para receber e-mails que pouco contribuem para sua escolha de vida. Muita informação gera perda de tempo, gera estresse, ansiedade... aprenda selecionar. Isso produz uma melhor qualidade de vida, além de dar espaço para você ser mais produtivo e eficaz no que realmente importa.
Quando respeitamos a opinião de alguém escutamos como se ela fosse um sábio, respeitando, ponderando os seus conselhos, aplicando ao nosso dia a dia. Estou falando isso porque a pessoa que falou, motivou, incentivou de uma maneira a eu mudar minha forma de pensar e ver o mundo dos concursos públicos.
Se eu for aprovada em alguma dessas vagas ela mudará minha vida para sempre, pois eu nem faria este concurso, por estar focada no MPU (Ministério Público da União).
Observe este pequeno detalhe, "excesso de informação desnecessária".
Verifique o que está te ajudando e o que está atrapalhando? Elimine o inútil e o indispensável!
O momento é para quem está estudando...
Tá tranquilo, tá favorável, 2018 está bombando... muitos editais foram publicados e tem previsão de mais vindo por aí, não perca tempo... espero que a dica de hoje seja válida para vocês também.
DELETE TUDO O QUE NÃO ACRESCENTA!
Vamos que vamos! Nossa hora vai chegar!
"Quero ser hoje melhor do que fui ontem e amanhã, melhor do que sou hoje."
LU CONCURSOS
É isso aí. De acordo
ResponderExcluir