Busque o progresso, não a perfeição!
Para simplificar você precisa se conhecer. Quanto tempo leva para ler uma página, quantas páginas têm a apostila, quantas vídeo aulas, qual seu tempo disponível e assim por diante, esse planejamento é básico para organizar-se de forma a cumprir todas as obrigações, para no dia D, da prova você ter cumprido todo o cronograma.
A menor distância entre você e sua vaga está em simplificar na hora de estudar. Fazer as coisas de forma objetiva, por exemplo, é mais eficiente você ler uma vez uma determinada lei e resolver questões sobre ela do que ir lendo e relendo muitas vezes a mesma apostila. Ou ainda, estudar as matérias que mais gosta em detrimento das que você tem mais dificuldades, isso não vai te levar até a aprovação, sua sonhada vaga.
Sim, é importante revisar, muito importante, mas a cada 15 dias uma revisão já está de bom tamanho. Mais importante é você fazer exercícios, até enjoar, sem preguiça. E quando errar uma questão, voltar até a lei e marcar, de forma a saber que ali naquele ponto você ainda tem dificuldades. Ok.
Crie algumas padronizações na hora de estudar, o cérebro se concentra mais rápido e você rende mais, por exemplo, estude sempre no mesmo lugar, mais ou menos na mesma hora e com otimização dos processos de estudo, assim aumentará bastante o seu rendimento, sem perder tempo com procrastinação ou desvio de foco. Outra dica é deixar separado dê um dia para o outro, o que vai estudar, cronometrar, dividir o tempo de cada matéria. E principalmente, sempre querer fazer um pouco mais. Não é porque cansou um pouquinho ou deu preguiça que já para de estudar e deixa para o dia seguinte.
Com pequenos passos, detalhes de organização você pode ter ganhos surpreendentes nos resultados. Planejamento é tudo.
Substitua a palavra perfeição pela palavra totalidade.
Você precisa ver todo o conteúdo programático do seu edital, na sua totalidade. É imprescindível uma lida geral de todo conteúdo para então focar nos assuntos mais cobrados. Ou para quem tem mais tempo, uma lida na totalidade e 5, 10, 20 vezes nos conteúdos mais cobrados. Depende da sua disponibilidade. Pensar na totalidade dá a você uma dimensão diferente.
E a desculpa de "eu não tenho tempo", não cola. Tempo é você quem faz. Tempo a gente cria quando quer fazer algo. Concurseiro que é concurseiro, não dá desculpa do tempo, porque conforme os dias vão passando você vai percebendo que você concorre com você mesmo, não com o concorrente. Quanto mais você ultrapassar os seus limites, mais perto você está chegando.
Estudar para concurso é puxado, é preciso ter calma e ao mesmo tempo pressa, é preciso uma busca por conhecimentos constantemente, permanentemente e incansavelmente todos os dias, mas com paciência, disciplina, determinação, método, administração, foco, ordem e com equilíbrio, pois estudar demais em um dia prejudica outros dois ou três dias de estudo. Corpo e a mente precisam estar descansados para render.
Por isso, não busque a perfeição, busque a totalidade.
Bons estudos!
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário