terça-feira, 8 de novembro de 2016

A MENOR DISTÂNCIA ENTRE VOCÊ E A SUA VAGA - SIMPLIFICAÇÃO E PENSAR NA TOTALIDADE





Busque o progresso, não a perfeição!

O aproveitamento nos estudos é muito relativo, depende do dia, do seu humor, da vontade de estudar, do ambiente se está silencioso, da concentração, se dormiu bem, se está motivado a aprender determinado conteúdo, enfim tantas variáveis... as vezes ler uma vez é suficiente para acertar as questões que cairão na prova sobre tal assunto e as vezes 10, 20, 50 lidas da mesma coisa e você ainda não compreende.

Para simplificar você precisa se conhecer. Quanto tempo leva para ler uma página, quantas páginas têm a apostila, quantas vídeo aulas, qual seu tempo disponível e assim por diante, esse planejamento é básico para organizar-se de forma a cumprir todas as obrigações, para no dia D, da prova você ter cumprido todo o cronograma. 

A menor distância entre você e sua vaga está em simplificar na hora de estudar. Fazer as coisas de forma objetiva, por exemplo, é mais eficiente você ler uma vez uma determinada lei e resolver questões sobre ela do que ir lendo e relendo muitas vezes a mesma apostila. Ou ainda, estudar as matérias que mais gosta em detrimento das que você tem mais dificuldades, isso não vai te levar até a aprovação, sua sonhada vaga. 

Sim, é importante revisar, muito importante, mas a cada 15 dias uma revisão já está de bom tamanho. Mais importante é você fazer exercícios, até enjoar, sem preguiça. E quando errar uma questão, voltar até a lei e marcar, de forma a saber que ali naquele ponto você ainda tem dificuldades. Ok.

Crie algumas padronizações na hora de estudar, o cérebro se concentra mais rápido e você rende mais, por exemplo, estude sempre no mesmo lugar, mais ou menos na mesma hora e com otimização dos processos de estudo, assim aumentará bastante o seu rendimento, sem perder tempo com procrastinação ou desvio de foco. Outra dica é deixar separado dê um dia para o outro, o que vai estudar, cronometrar, dividir o tempo de cada matéria. E principalmente, sempre querer fazer um pouco mais. Não é porque cansou um pouquinho ou deu preguiça que já para de estudar e deixa para o dia seguinte.

Com pequenos passos, detalhes de organização você pode ter ganhos surpreendentes nos resultados. Planejamento é tudo.

Substitua a palavra perfeição pela palavra totalidade. 

Você precisa ver todo o conteúdo programático do seu edital, na sua totalidade. É imprescindível uma lida geral de todo conteúdo para então focar nos assuntos mais cobrados. Ou para quem tem mais tempo, uma lida na totalidade e 5, 10, 20 vezes nos conteúdos mais cobrados. Depende da sua disponibilidade. Pensar na totalidade dá a você uma dimensão diferente.

E a desculpa de "eu não tenho tempo", não cola. Tempo é você quem faz. Tempo a gente cria quando quer fazer algo. Concurseiro que é concurseiro, não dá desculpa do tempo, porque conforme os dias vão passando você vai percebendo que você concorre com você mesmo, não com o concorrente. Quanto mais você ultrapassar os seus limites, mais perto você está chegando.

Estudar para concurso é puxado, é preciso ter calma e ao mesmo tempo pressa, é preciso uma busca por conhecimentos constantemente, permanentemente e incansavelmente todos os dias, mas com paciência, disciplina, determinação, método, administração, foco, ordem e com equilíbrio, pois estudar demais em um dia prejudica outros dois ou três dias de estudo. Corpo e a mente precisam estar descansados para render.

Por isso, não busque a perfeição, busque a totalidade.

Bons estudos!
LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário