quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Multitarefa é mito.Veja como se organizar para ser eficiente


Reportagem da Exame.com

Este texto cabe muito bem para nós concurseiros, para que possamos refletir e organizar nossos compromissos com o estudo e a vida pessoal. Multitarefa atrapalha no rendimento e na eficiência.

Pense nisso!

Leia a reportagem no link, muito boa.


Multitarefa-e-mito-veja-como-se-organizar-para-ser-eficiente



Algumas frases chamam a atenção e com esse conhecimento podem auxiliar no nosso dia a dia para sermos mais produtivos.

 - Leia o texto todo de uma vez, sem interrupções.

- O problema é que o hábito (da multitarefa) não passa de um mito.

- Só 2,5% das pessoas são capazes de levar adiante mais de uma tarefa por vez. O restante dos mortais só se atrapalha ao tentar ser multitarefa.

 Multitarefa: “Isso não existe, não funciona, é irracional.”

- Além de ser um tiro no pé da produtividade, tentar dar conta de todo o trabalho de uma vez causa enorme angústia. A pessoa trabalha o dia todo e termina com a sensação de que nada foi concluído. E, mesmo quando a tarefa chega ao fim, resta o sentimento de má execução.

Qual a solução para dar conta de todas as tarefas de maneira eficiente? 

Não existe milagre, apenas investimento em organização e concentração. 

“Cada pessoa se organiza de um jeito e precisa descobrir como é mais eficiente”.

- O primeiro passo é a consciência de que o descontrole sobre as atividades só atrapalha os resultados.

Rever seu estilo de trabalhar e priorizar tarefas. 

“Parecia que estava sempre deixando algo de lado, que não tinha me dedicado totalmente”.

A fórmula passa por fazer listas das atividades semanais e diárias, manter a caixa de e-mail vazia e manter a calma.

Encontre maneiras e os hábitos para ser uma pessoa mais eficiente. 

O segundo passo é combater a distração, um desafio que fica mais complexo à medida que o mundo se torna mais conectado. Alternar continuamente a atenção entre várias tarefas prejudica a memória e o raciocínio, o que leva à queda de desempenho.

Um profissional típico leva, em média, 25 minutos para retornar à tarefa original depois de uma interrupção.

 “Alguém que permanece 10 horas no escritório poderia ficar apenas 8 horas se trabalhasse com uma sequência de tarefas”.

A sensação de sobrecarga já começa a despertar em muita gente a von­tade de viver uma vida menos caótica, mais organizada e produtiva.

Uma crescente maioria se convence de que é impraticável levar uma vida tão conectada.

“Felicidade silenciosa”, que prega que façamos apenas uma atividade por vez."

“De maneira inconsciente, muita gente acha que não merece ter tempo para o descanso. Mas esses períodos são fundamentais para pensar sobre o que importa para você, onde você está, para onde está indo e como está gastando seu tempo.”

Quem consegue organizar os horários para ter tempo livre consegue organizar o tempo para trabalhar melhor. Esse é o desafio. E é importante saber dosar quando já tra­balhou o suficiente. 

Três questionamentos:

1- Quantas horas você trabalha em média por semana? 

2- Você é capaz de se desligar completamente do trabalho um dia por semana? 

3- Como você tem melhorado a produtividade das horas que gasta trabalhando?

Mudar as respostas a essas perguntas é o caminho para dar conta de tudo e ter uma vida melhor — dentro e fora do escritório. 

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LU CONCURSOS

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