Reportagem da Exame.com
Este texto cabe muito bem para nós concurseiros, para que possamos refletir e organizar nossos compromissos com o estudo e a vida pessoal. Multitarefa atrapalha no rendimento e na eficiência.
Pense nisso!
Leia a reportagem no link, muito boa.
Multitarefa-e-mito-veja-como-se-organizar-para-ser-eficiente
Algumas frases chamam a atenção e com esse conhecimento podem auxiliar no nosso dia a dia para sermos mais produtivos.
- Leia o texto todo de uma vez, sem interrupções.
- O problema é que o hábito (da multitarefa) não passa de um mito.
- Só 2,5% das pessoas são capazes de levar adiante mais de uma tarefa por vez. O restante dos mortais só se atrapalha ao tentar ser multitarefa.
- Multitarefa: “Isso não existe, não funciona, é irracional.”
- Além de ser um tiro no pé da produtividade, tentar dar conta de todo o trabalho de uma vez causa enorme angústia. A pessoa trabalha o dia todo e termina com a sensação de que nada foi concluído. E, mesmo quando a tarefa chega ao fim, resta o sentimento de má execução.
Qual a solução para dar conta de todas as tarefas de maneira eficiente?
Não existe milagre, apenas investimento em organização e concentração.
“Cada pessoa se organiza de um jeito e precisa descobrir como é mais eficiente”.
- O primeiro passo é a consciência de que o descontrole sobre as atividades só atrapalha os resultados.
Rever seu estilo de trabalhar e priorizar tarefas.
“Parecia que estava sempre deixando algo de lado, que não tinha me dedicado totalmente”.
A fórmula passa por fazer listas das atividades semanais e diárias, manter a caixa de e-mail vazia e manter a calma.
Encontre maneiras e os hábitos para ser uma pessoa mais eficiente.
O segundo passo é combater a distração, um desafio que fica mais complexo à medida que o mundo se torna mais conectado. Alternar continuamente a atenção entre várias tarefas prejudica a memória e o raciocínio, o que leva à queda de desempenho.
Um profissional típico leva, em média, 25 minutos para retornar à tarefa original depois de uma interrupção.
“Alguém que permanece 10 horas no escritório poderia ficar apenas 8 horas se trabalhasse com uma sequência de tarefas”.
A sensação de sobrecarga já começa a despertar em muita gente a vontade de viver uma vida menos caótica, mais organizada e produtiva.
Uma crescente maioria se convence de que é impraticável levar uma vida tão conectada.
“Felicidade silenciosa”, que prega que façamos apenas uma atividade por vez."
“De maneira inconsciente, muita gente acha que não merece ter tempo para o descanso. Mas esses períodos são fundamentais para pensar sobre o que importa para você, onde você está, para onde está indo e como está gastando seu tempo.”
Quem consegue organizar os horários para ter tempo livre consegue organizar o tempo para trabalhar melhor. Esse é o desafio. E é importante saber dosar quando já trabalhou o suficiente.
Três questionamentos:
1- Quantas horas você trabalha em média por semana?
2- Você é capaz de se desligar completamente do trabalho um dia por semana?
3- Como você tem melhorado a produtividade das horas que gasta trabalhando?
Mudar as respostas a essas perguntas é o caminho para dar conta de tudo e ter uma vida melhor — dentro e fora do escritório.
Multitarefa-e-mito-veja-como-se-organizar-para-ser-eficiente.
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário