quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A BANCA EXAMINADORA DE CONCURSOS É UM RH

A banca procura um perfil a depender do cargo e do órgão para o qual é a vaga.
 Para isso, vai avaliar o candidato como se fosse selecionar um currículo. Dê que forma? 
Através da prova.


O edital do concurso público dispõe de todas as regras, as que devem ser seguidas pela própria banca e as que deverão ser seguidas pelos candidatos. Regras claras e objetivas.

Nem sempre o que mais sabe as leis, as matérias é o que será selecionado. A banca faz de tudo para eliminar a maior parte dos candidatos, para isso faz questões cheias de pegadinhas e pega "ratões" e a extensão das provas também é de propósito... feitas para fazer o candidato cansar e se desconcentrar e errar as questões etc.

Quem é selecionado é o candidato mais atento, aquele que entende a banca, se coloca no lugar do examinador, estuda de maneira a não ser surpreendido por ela... foca nos pontos chaves, nas matérias sempre cobradas, resolve muitas questões aplicadas anteriormente pela mesma... enfim conhece o perfil da banca e a maneira que é abordado cada assunto em prova.

Ser aprovado é fácil, o difícil é sacrifício que a aprovação requer. 

Sua banca pode cobrar qualquer coisa que está no seu edital, essa é a realidade, então como fazer para aprender tudo ao mesmo tempo?

Conhecendo a banca você sabe o que ela mais cobra, esses conteúdos você deve ler, reler umas 10 vezes e literalmente saber na ponta da língua, os outros assuntos uma ou duas lidas bastam para ter uma visão geral e acertar alguma questão que poderá vir a cair na sua prova. Se tiver tempo suficiente leia muitas vezes, quanto mais melhor, leia até você não ter nenhuma dúvida na hora de resolver questões do tema.

Se prepare sempre para o pior, sempre para mais!

As matérias são longas, são muitos conteúdos e nem todos eles se estudam da mesma maneira. Aí que mora o segredo da aprovação... 
Se você faz cursinhos os professores já te apontam o caminho, dizem quais são os tópicos mais importantes e como é cobrado. Se você estuda sozinho você tem que ser esperto para perceber isso, resolver questões e ir anotando o que mais cai, o que você não sabe muito bem, o que você erra, isso é o estudo ativo e focado.

Os temas são os mesmos, para uma ou para outra banca, a profundidade é que é outra, a forma de abordar é que muda. 

Conhecendo alguns métodos e padrões que as bancas usam quando elaboram suas provas você melhora o seu "currículo" fazendo com que você seja o candidato ideal para o cargo/vaga ofertada.

Uma preparação focada, sabendo essa grande quantidade de detalhes da banca deixa mais fácil a sua jornada, direto no estudo do que é mais importante e de forma organizada.

Não é o acúmulo de materiais e o volume de horas que garantem a aprovação e sim as suas ESTRATÉGIAS.

Bons estudos!
LU CONCURSOS

2 comentários:

  1. Verdade. O difícil é se organizar bem para que o estudo renda

    ResponderExcluir
  2. Sim, a organização é fundamental e a motivação também, elas devem andar juntas nessa jornada de concurseiro. Para render mais precisamos treinar o cérebro para ele assimilar as coisas importantes e cada um tem um tempo para aprender. Quando menos esperar você venceu. Não podemos desanimar. Bons estudos!

    ResponderExcluir