segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O TRABALHO POR TRÁS DA APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS

O que está nos bastidores dos aprovados?


Primeiro passo para se aprovado... pensar fora da caixinha. Como assim??? Pensar que é possível seja qual for a sua situação atual. 

Não existe tempo certo, você nunca terá o tempo que gostaria... nem para fazer as coisas que gosta e que está muito motivado a fazer, então imagine estudar, aprender algo novo, muitas vezes áreas/assuntos totalmente diferentes do que você gosta... 

E ainda estudar para algo que vai ser demorado, que exigirá tempo, que não será muito prazeroso e sim, cansativo e além disso, será invisível num primeiro momento. Você terá dificuldades em medir os seus conhecimentos e saber se realmente está fazendo a coisa certa. Mas fiquem calmos, isso acontece com todos os concurseiros.

Crie tempo. Você vai ter que fazer escolhas, priorizar o que é importante e que precisa ser feito, do que pode ser adiado. Estudar é a prioridade

Não basta passar na prova, você tem que ser um dos melhores, e já aviso, os concurseiros estão esforçados, são muito inteligentes e são competitivos. Você obrigatoriamente terá que fazer o seu melhor.

Existe técnica por trás de cada aprovação, não adianta ler desesperadamente, ou só querer resolver quantidades de questões, existe o tempo de cada coisa... precisa ler, precisa resolver questões, precisa quantificar os erros e acertos, precisa voltar na lei e marcar o que errou, precisa fazer revisão dos assuntos. Isso tudo são técnicas de estudo.

O trabalho por trás da aprovação é o mais importante, ver somente a versão final é superficial demais. Dentro do seu tempo disponível precisa estar todas as matérias organizadas para você dar cabo delas, faça planilhas de planejamento, revese as matérias, priorize os tópicos por dificuldade, por maior pontuação, eliminatórias e classificatórias, enfim, organize-se para ser competitivo. 

A competição está ficando cada vez maior, tanto em quantidade de inscritos quanto em nível elevado de conhecimento. Ninguém passa por sorte.

Os aprovados pagam o preço, estudam e se preparam para saber todas as matérias. Qualquer tema que possa ser cobrado na prova, eles dominam, não perdem tempo discutindo com a banca, a banca pediu no edital, eles estudam, pronto! 

Não fiquem argumentando, questionando coisas que vocês não podem mudar. Se a banca cobrar algo que está fora do edital, tudo bem... vai ser anulado, caso contrário é com você, é sua obrigação acertar. 

Você leva de três a cinco minutos para fazer uma questão e se errar, buscar o porque errou, marcar e grifar para estudar melhor em outro momento, mas tem gente que prefere discutir em grupos, um dia inteiro contra a banca e não se dá conta que é só você que está perdendo tempo. A banca nem sabe que você pensa isso, para ela você é um número de inscrição. Pare de entrar em grupos que não sejam produtivos. Discuta conteúdo e nada mais.

Odiamos nos sentir impotentes, por isso temos resistência, mas aqui está o pulo do gato... concurseiros estudem aquilo que menos sabem, aqueles pontos que tens mais dificuldades, o que você não gosta, pois aqui é o seu gargalo. Tenha certeza aqui é o que te fará ser aprovado ou não. Esses são os pontos mais urgentes.

Atitudes rápidas para não ficar para trás, se você é dos que já sai em desvantagem por não ter tido um bom ensino médio, técnico ou superior, você tem que se superar, você tem que estudar mais que os demais e o quanto antes. 

Cuidado! Estudar mais do que o necessário é tão prejudicial quanto estudar menos do que deveria. É o que está no conteúdo programático do concurso e ponto. Foque em ter equilíbrio entre as matérias. É preferível saber um pouco de tudo, do que muito de poucas matérias.

Essas informações são muito valiosas, faça bom uso delas, aplique ao seu dia a dia de estudos e você será aprovado. Ganhe confiança nos estudos.

Bons estudos!
LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário