segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A TEORIA A GENTE SABE. O DIFÍCIL É A PRÁTICA...

Durante o estudo para concursos o que não falta são recomendações, como por exemplo: Durma no mínimo entre 6 e 8 horas, estude tantas horas e pare alguns minutos, faça caminhadas, tome água, coma adequadamente etc. Essas recomendações ajudam o corpo e a mente a manter-se em equilíbrio.


As noites mal dormidas surgem logo que começamos a estudar, a crescente canseira, o rendimento vai caindo aos poucos,  a falta de concentração, a sonolência fora de hora, a cobrança por resultados (interna e externa), são alguns sintomas que quem está estudando para ser aprovado em concursos públicos, passa. 

O somatório desses e de outras séries de fatores devem ser levados em conta pelos concurseiros e administrados da melhor forma para não entrar em colapso e abandonar tudo. 

Se isolar de tudo e de quase todos não dá certo. O projeto é de médio a longo prazo, você não vai conseguir fugir de tudo por tanto tempo, sua vida vai girar em torno dos estudos, mas não somente dele. 

Ter um cronograma e dentro dele dias e horas determinadas para fazer tal e tal coisa. Fazer um pouco de tudo esse é o segredo. O diagnóstico é particular, quanto antes você descobrir e achar o seu ritmo de estudos em equilíbrio com a vida normal, o aproveitamento vai ser maior a e aprovação será mais rápida.

Conhecer, saber o seu limite, saber se está estudando e acrescentando conhecimento ou se só está cumprindo horas de bunda na cadeira, são mais do que fundamentais. 

Os efeitos são muito negativos quando se tenta viver de forma extrema, "só concursos", a pressão só aumenta. A ideia de dedicação total no início parece lógica, mais rápida, o caminho certo, mas não é. Escute os professores, especialistas, ex- concurseiros que já passaram por isso, todos são unânimes e dizem para fazer exercícios físicos, dormir adequadamente, enfim conciliar estudos e vida real. Parece bobagem, perda de tempo, mas não é... É o melhor de todos os conselhos. 

Desde que começamos estudar sabemos disso, porém só vamos realmente dar valor quando na prática vemos que nossos resultados não estão bons, quando nos damos conta de que os nossos estudos estão sempre iguais, que o nosso corpo está cansado, que não aumentamos nosso rendimento, nessa hora, quando observamos que precisamos mudar alguma coisa para agregar mais... é que vamos rever nosso dia a dia e aplicar teorias novas.


Unir a prática com a teoria é o que modifica a realidade.

A nossa experiência de estudantes faz com que aplicamos a teoria na prática, de forma a produzirmos os resultados esperados. 

Nossos resultados nos ensinam a mudar e sermos melhores. Os resultados são os paramentos para sabermos se estamos fazendo certo ou não. Observe-se todos os dias... 

Faça sua parte!

1% de teoria 99% de prática...

Estudo não é questão de quantidade. Estudo é qualidade. 

LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário