quarta-feira, 25 de novembro de 2015

NÃO GOSTO DE LER. COMO DRIBLAR ISSO E PASSAR EM CONCURSO?




O hábito de ler é um grande problema. Principalmente para nós brasileiros que lemos muito pouco comparado a outros países. 

O prazer pela leitura deve ser cultivado, desenvolvido e incentivado desde a infância. Não nascemos leitores. Mas, nunca é tarde para aprendermos.

O que fazer para superar este desafio? 

Comece aos poucos. Devagarinho. Por temas de seu interesse, coisas que te chamam a atenção, depois leia assuntos relacionados ao seu concurso, comece pelas matérias mais fáceis, por exemplo ética, arquivologia, acessibilidade e assim vai aumentando o grau de dificuldade.

Iniciar por pequenas leituras, somente para criar o hábito de ler. Importante ler todos os dias prestando bastante atenção ao assunto escolhido.

Ninguém gosta do que não compreende.

Conforme você vai se familiarizando com os temas você vai ler com mais vontade, com curiosidade de aprender. 

Ler abre portas.

Passar em concurso para quem não gosta de ler é um grande desafio. E digo mais é quase impossível. Você precisará vencer essa barreira.

Uma alternativa é estudar através de videoaulas. Neste caso você conhece o assunto com os professores explicando a matéria, dando dicas e macetes. Porém, você terá uma visão geral daquilo que será cobrado na prova. Eles não vão ler para você e falar todos os detalhes de uma lei, por exemplo, assim a leitura torna-se fundamental.

Ler para concurso é obrigação e necessidade. Nem tudo nos agrada, você precisará aprender matérias mesmo sem gostar. 

Cada palavra, frase, parágrafo e capítulo parece uma tortura???

Pense!!! 
Será que é uma resistência inicial minha?
Será que eu não posso fazer melhor? 

Drible o seu bloqueio, ânimo, dificuldade, obstáculo. Leia no computador se não gosta do pepel impresso ou vice versa. Divida os assuntos em partes menores. Estipule um tempo para ler, comece com minutos de leitura, depois vai aumentando as horas. Descubra o seu ritmo. 

Com a leitura você adquirirá sabedorias que levará para o resto da vida. Aumentará o seu vocabulário. Conhecerá novas palavras. Estimulará a criatividade. Ligará o senso crítico. 

Quem lê escreve melhor e redação também está presente na maioria dos concursos públicos.

Não existem atalhos. Com a leitura há maior consistência da informação. Há uma eficácia maior e se seguida de resumos aumenta ainda mais o aprendizado. 

Ler faz bem... Então bora aprender a gostar!

Depoimentos de Alunos Aprovados pelo Estratégia Concursos

LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário