Logo que começamos estudar, passado pouco tempo os conhecimentos vão aumentando significativamente e você atinge a marca de 80% de aproveitamento. Você estudou a lei seca, fez um ou outro resumo, resolveu algumas questões e conseguiu essa média de acertos.
Você fica feliz e sim é para ficar... mas ainda falta mais para uma boa classificação. Você precisa melhorar para ser aprovado dentro do número de vagas e ser nomeado. 20% do seu esforço produziu 80% dos seus resultados.
Faltam 20%, e agora?
Agora vem a parte complexa. Agora não é mais da mesma forma que você vai seguir seus estudos. Aperfeiçoar, aprofundar seus conhecimentos e especializar-se exige mais. Agora é 80% de esforço para 20% de resultado.
Esforço total. Será preciso muito tempo aprimorando o seu conhecimento.
Estudar do mesmo jeito, pela mesma apostila se torna superficial. Precisa fazer mais, agora é indispensável ter raciocínios mais complexos, você precisará também cuidar mais do corpo e da mente (motivação), precisará fazer ligações entre um assunto e outro, enfim, ir além... estudar súmulas, jurisprudências, julgados, doutrinas e mais as leis secas, revisão para não esquecer o que já aprendeu...
Nessa hora começamos nos sentir mais cansados, não visualizamos nosso aprendizado aumentando e assim achamos que não está dando certo. Mas faz parte de toda preparação e de todo concurseiro esse processo. Você vai alcançar a aprovação, não saia da direção, insista.
Quem consegue otimizar o estudo, reduz o tempo de preparação e o esforço. Algumas técnicas de revisão e bons materiais ajudam bastante nessa fase.
Dominar os assuntos e sentir-se confiante para resolver qualquer tipo de questão requer muita dedicação e principalmente vencer seus próprios limites.
A consciência de como funciona o estudo já é uma vitória. Não desista, há saída para tudo e você pode melhorar sempre.
Bons estudos!
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário