segunda-feira, 7 de agosto de 2017

COMO CONTROLAR O SONO QUANDO SE É CONCURSEIRO?


Estuda para concursos públicos e não tem mais uma noite tranquila de sono, bem vindo(a) ao clube. 

- Se dorme, sonha com o que estudou, as aulas ficam passando na cabeça o tempo todo. Não descansa o suficiente e não tem um sono restaurador de energias.
- Se não dorme, no dia seguinte está morrendo de sono e não consegue se concentrar.

Pelo cronograma de estudos é hora de dormir, já está cansado, não está rendendo, fez o que tinha que ser feito, deita na cama e: Ups, cadê o sono? Sumiu. Rola de um lado para o outro e nada. 

Se você não levantar e decidir brigar com o sono, começar a contar carneirinhos, rezar, pensar nas ondas do mar e mesmo assim o sono não vem, passa uma hora, passa duas... bate aquela neura, não durmo e não estudo e o cérebro se liga e você não dorme.

Se você levantar e estudar mais um pouco. Tudo bem, até pode ser útil, mas você desorganizará todos os horários do dia seguinte. Com certeza acordará mais tarde, acumulará tarefas e vai começar o efeito da sensação constante de dever não cumprido.

Aí, o que fazer para regularizar o sono?

Depende de cada um e da sua rotina. Mas é importante tentar dormir 6 ou 8 horas por dia. Eu por exemplo, estudo a um certo tempo e posso garantir, é a coisa mais difícil de toda a minha preparação... 
Dormir nos horários programados. 

😴Já virei a madrugada estudando (pois rendo mais à noite) e dormi no dia seguinte o dia inteiro, (literalmente troquei o dia pela noite).
😴Já estudei de dia... para dormir à noite e posso garantir, estou sempre brigando com o sono.

Experiência própria dormir à noite restaura mais a mente do que dormir de dia. Não sei se possui estudos afirmando isso, mas é uma realidade que pude constatar. 

Quando estudo antecipadamente para o concurso que desejo até fico mais tranquila, durmo melhor, mas é só  vim o edital ou basta que a banca do concurso seja formada e já não consigo dormir direito.

Não dormir no horário estipulado prejudica muito a preparação dos concurseiros. No início você até dá conta, vai levando, mas logo você percebe a queda na qualidade dos estudos, do seu humor, da sua motivação e chega um ponto que o organismo não rende mais, não desacelera e ainda pode causar problemas de saúde.

Não sou a favor de remédios nem para dormir, nem para se manter acordado. Isso é autossabotagem muito pior do que noites mal dormidas. Fuja dessas tentações.

Todo esse blá,blá,blá para contar para vocês que é possível dormir na hora programada: Como? Com duas atitudes...

🏃 A atividade física é uma grande aliada para regularizar o sono. 
📴E nada de redes sociais e jogos entre meia hora, uma hora antes de deitar e muito menos ao deitar na cama para dormir.

A gente às vezes acha que parar de estudar é perder tempo e na verdade, ganha-se muito mais, em saúde, disposição e concentração. 

Vale a pena fazer exercício físico, no meu caso faço caminhada ao ar livre. Os benefícios: vejo pessoas, pego sol, vitamina D, ar fresco, durmo melhor, emagreci, ajuda baixar a adrenalina e a disposição subiu muito, além de estar fazendo algo saudável.

"A chave do sucesso é reservar oito horas por dia para o trabalho, oito para dormir, e ter certeza de que não são as mesmas." (Roberto Dualibi)


Bons estudos! Bom sono para todos!

LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário