segunda-feira, 14 de agosto de 2017

MOTIVAÇÃO... O QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA MANTER-SE MOTIVADO?

A preparação para concurso público não acontece do dia para à noite, ter isso em mente já ajuda bastante na questão da motivação e também da frustração, caso alguma reprovação aconteça, é normal acontecer, aliás raros concurseiros passam de primeira.



Quando você decide se preparar você está motivado, enxerga muitos pontos positivos, não está cansado, tudo ainda é uma novidade. O início do projeto "passar em concurso público" é empolgante, adrenalina pura, desejo e sonho de conquistar uma vaga no serviço público onde terá um excelente salário, horários fixos, estabilidade e as tantas outras vantagens, é fantástico ser servidor público, é uma carreira para o resto da vida.

Porém, nem sempre estaremos com esse gás todo. A desmotivação vai aparecer e normalmente ela virá quando percebemos que não soubemos os conteúdos, quando estudamos e ainda temos falta de habilidade para responder as questões de prova, nós não gostamos do fracasso. Nesses momentos pensamos seriamente em desistir e a desmotivação vem com tudo.

Para manter-se motivado você precisa:

- Saber exatamente o motivo pelo qual você está estudando, o por quê? 
E lhe digo, se o motivo é somente o salário, esse não é considerado motivo suficiente para se manter muito tempo estudando, ele ajuda, mas não é tão forte. 
Descubra qual é o seu motivo e mentalize, escreva, cole no seu ambiente de estudo em local visível para estar bem claro na sua mente. Quanto mais forte ele for para você, mais você agirá para conquistar o que deseja. Cada pessoa tem o seu motivo. 
O que te move?

- Ter metas. 
Através das metas você verá a sua evolução, a sua caminhada, o que já foi estudado e o que falta estudar. 
A partir de agora sua vida gira em torno de metas. Metas de quantidades de conteúdos à vencer, metas de desempenho, metas  de questões para resolver, metas de nota miníma exigida no concurso que irá fazer, etc. 
Crie metas que você possa atingir, nem tão fáceis e nem impossíveis, metas que você não consegue nunca alcançar elas tem efeito contrário, desmotivam. 
Estabeleça as metas e busque cumpri-las. 

- Estudar vendo o estudo de forma positiva, não como uma obrigação. 
Sentindo-se satisfeito com os pequenos progressos. Estudar é difícil, é a semana inteirinha se dedicando, exige concentração máxima e interesse em aprender. Para quem está de fora parece fácil, simples, mas quem está dentro sabe o quão é pesado, é uma exigência física e mental constante, a realidade de um concurseiro é dolorida, é árdua, é monótona, é solitária e muitas vezes é chata, mas nada que é bom é fácil de conseguir, por isso não desista, estude até passar.

Cabeça erguida, guerreiro. Não existe preparação perfeita, jeito perfeito de estudar e muito menos pessoas feitas para os cargos. 

O que acontece é que algumas pessoas buscam as vagas com "sangue nos olhos", se preparam, se dedicam, persistem, estudam, estudam e estudam e conquistam, são aprovados e nomeados.

Você precisa de uma vaga, um chute certeiro, um dia de sorte em que os conteúdos cobrados sejam os que você domina. Faça a melhor preparação possível e vá para a prova com a consciência tranquila de que fez o seu melhor.

A motivação horas estará em alta, horas em baixa, isso é muito normal, quando em baixa administre de modo que mesmo não estando 100% você consiga estudar um pouco, a programação por exemplo era estudar quatro ou cinco matérias, estude uma ou duas, mesmo com rendimento baixo, ritmo lento, não pare total. 

Para passar em concurso você precisa estar munido de conhecimento e conhecimento só se adquire, só é aumentado estudando, não tem jeito. A vitória é certa, basta não desistir.

Quando pensar em parar, lembre-se do porque começou.

Bons estudos! 
LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário