terça-feira, 15 de dezembro de 2015

QUAL CONCURSO FAZER? COMO ESCOLHER?



A escolha de qual concurso fazer? Qual cargo? Não é tão simples e nem tão fácil. É importante pensar em alguns fatores que são fundamentais.

Uma escolha mal feita pode ser prejudicial tanto na hora de estudar porque não vai estar motivado o suficiente para ter uma boa preparação tanto na hora de trabalhar se aprovado.

Você tem que fazer algo que gosta. Você estará muito tempo da sua vida envolvido neste trabalho. É fundamental se sentir bem nele.

Pontos importantes sobre a escolha do seu concurso/cargo:

  • Salário. Concorrer a vagas apenas pelo valor do alto salário pode levar a sucessivos fracassos, uma vez que a competição nestes cargos é bem mais acirrada. Mas é um forte motivador na hora de estudar. É particular de cada um.
  • Número de vagas: Quanto maior o número de vagas maior a procura. As vezes os cadastros reservas chamam tanto ou mais do que os que diz tantas vagas no edital de abertura. Precisa- se conhecer o histórico da instituição que está fazendo o concurso.
  • Exigências: Nível de escolaridade exigido (médio ou superior). Requisitos em geral.
  • Concorrência: Ultimamente a concorrência tem sido muito grande nos concursos. É preciso estar bem preparado, estudar muito, não conte com a sorte, tem muita gente se dedicando ao máximo para ser funcionário público. Não desanime por isso, tem gente preparada que se inscreve e tem gente que não estuda. É muito relativo.
  • Benefícios: Esses agregam valor ao salário. E são vários, desde vale alimentação, vale transporte, aposentadoria, licenças, estabilidade etc.
  • Carga horária: Se trabalha de noite ou de dia, quantas horas. 
  • Volume de trabalho, natureza do cargo: Maior remuneração está associada a maior responsabilidade. Perfil da pessoa, aspirações individuais.
  • Se exige mudança de domicílio: Você está disposto a mudar ou quer ficar na sua cidade, estado. 

Para fazer uma boa escolha é estar bem informado. Lendo, conhecendo as instituições e conhecer a si mesmo. O que eu gosto de fazer, em qual área me sinto bem trabalhando. Para não ter frustração depois.

A influência das pessoas, os riscos e as incertezas são maiores no início do projeto. Depois a gente vai pegando o jeito.

Se comprometa com o seu sonho, objetivo e a vitória virá.

Bons estudos!
LU CONCURSOS

Estratégia Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário