sexta-feira, 16 de junho de 2017

QUANTIDADE GERA QUALIDADE

Quanto mais você estudar, mais chances de você passar no concurso e é muito maior a probabilidade de nomeação. A posse parece algo distante, mas com esforço ela virá mais rápido do que você espera.


Algumas ideias devem ser ignoradas ou adaptadas dependendo de quanto tempo você já estuda, você é iniciante ou veterano no mundo dos concursos públicos?

Se é iniciante no mundo dos concursos, quantidade de horas estudadas gera mais conhecimento, não caia na pegadinha, de que o que vale é estudar pouco mas com qualidade. No início quanto mais estudar, mais vai aprender, mais vai revisar, mais vai gravar os assuntos. Quanto maior o seu envolvimento maior a segurança na hora de responder as questões e as chances de passar na prova só aumentam e o desempenho também, é fato. 

Tudo o que gerar dúvida na hora de resolver as questões é porque o conhecimento não está consolidado e você ainda não sabe bem o conteúdo, fica a dica... Quanto mais aprofundar os conhecimentos, mais rápido vai correr pro abraço. 

Se é veterano, já tem uma certa experiência, aí concordo que pode preferir qualidade à quantidade, mas porque sabe exatamente qual é o seu gargalo. Este concurseiro certamente já possui tempo de estudo e uma boa bagagem de conhecimento, várias matérias só precisa uma boa leitura ou visualização de resumos ou mapas mentais para refrescar o conteúdo na memória e está apto a resolver a prova e gabaritar.

Sabendo exatamente onde estão as suas falhas (que neste caso serão poucas, somente alguns tópicos que tens dificuldades) e focar nelas dentro de um cronograma menos puxado é o ideal, é correto e sim é indicado pensar na qualidade ao invés da quantidade.

Mas não acredito, pois quanto mais experiência de concurseiro, mais paixão por estudar, mais a pessoa se dedica, mais ela fica horas e horas aprendendo ou revisando. 

A experiência faz o candidato se preparar mais cedo e mais horas de estudo, não é o contrário, estuda focado no cargo ou no órgão dos seus sonhos.

Para ser aprovado a preparação precisa ser antecipada, quanto antes iniciar os estudos melhor, pois quando o edital sair somente terá que revisar ou aprofundar os conhecimentos ou aperfeiçoar alguns detalhes que ficaram faltando e não tudo o que é cobrado. 

Muita gente diz por aí, que é mais importante qualidade do que quantidade. Mas pergunto?

Como você vai ter qualidade estudando uma, duas horas e parando porque acha não está tendo qualidade?

Qualidade nos estudos se adquire da repetição, de ficar tentando, tentando e tentando até aprender. Sem preguiça. Você tem que saber o conteúdo e todas as possibilidades de cobrança que a banca pode tentar te enganar sem falar que terá que resolver MUITAS questões já aplicadas... não tem jeito, isso exigirá quantidade de horas de estudo.

Tem sido aprovado os concurseiros que estudam 8, 10, 12 horas por dia, não tem como ter qualidade em 100% desse tempo, mas você está ali envolvido, cercado de materiais, pesquisando, lendo, revendo... se aprender uma frase, um conceito já está valendo, não acha?

As vezes achamos que não estamos aprendendo, mas estamos, por isso, "mão na massa".

Uma professora disse uma vez na sala de aula: 
- Um aluno meu me disse, professora - só consigo estudar até as 22 horas da noite, depois me dá sono. 
- Então ela disse, pois estude mais uma, duas horas no mínimo.
- Mas eu não consigo, professora.
- Então tome um banho gelado. Tome um café e estude mais uma, duas horas. Faça qualquer coisa. Mas estude. O seu concorrente está estudando.

O exemplo é ótimo. Muitas vezes paramos de estudar, sem realmente se questionar se deveria ou não, ou sem tentar ir um pouco mais adiante, dá uma desanimada e já interrompe o estudo, será que está certo?

A carreira de servidor público hoje em dia é muito procurada, as vagas são disputadíssimas, e claro que a procura reflete na alta concorrência, o seu comprometimento é que fará a diferença, faça de tudo para facilitar a sua compreensão e memorização dos temas cobrados, esquemas, gráficos, tabelas, resumos não poupe criatividade e tempo para sanar as dúvidas. 
  Você terá que saber todo o conteúdo previsto no edital. Não é pouco, por isso sempre exija mais de você mesmo. Não basta ler uma vez e achar que está preparado.

Quantidade é necessária, sim! Quantidade gera qualidade. 

Todos os esforços concentrados para obter a aprovação. Preparação consciente. Bons estudos! 


LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário