Quando se trata de estudar, geralmente começamos mentir desde o princípio, as vezes por não sabermos o que queremos realmente, então vamos adiando com desculpas e mais desculpas, sem definir as prioridades, outras vezes por não se dar conta de que estamos enrolando e perdendo tempo e por fim, por achar que estudar de qualquer jeito vai levar a aprovação.
- "Vou começar a estudar amanhã ou na segunda-feira." E não começa.
Procrastinar, planejar para começar sempre no futuro, isso prejudica demais os estudos e a chance de obter uma boa pontuação na prova. Sabe por quê? Porque depois não dá tempo, acontecem imprevistos, nunca sai exatamente como o planejado e não tem como voltar atrás. Por isso, nunca deixe para depois, é agora, já!
- "Não tenho tempo para estudar."
Isso também é mentira, temos tempo, nos falta organização e vontade de fazer algumas tarefas. Claro que quem não trabalha terá mais tempo livre do que uma pessoa que trabalha, que têm filhos, etc. Isso a gente está cansado de saber. Mas quando se fala em "tempo de estudo", falamos em horas líquidas de estudo, horas de estudo concentrado no que está fazendo, sendo efetivo. Com metas cumpridas diariamente. Tempo a gente faz, cria de acordo com aquilo que determinamos ser prioridade em nossa vida.
Não somos iguais na hora de estudar. Para uns exige-se, por exemplo cinco horas de estudo e outros com apenas uma hora e já dominam o conteúdo. Importante é você saber o quão eficiente você está sendo. Ter um cronograma baseado em você, nos seus rendimentos.
- "Eu odeio ou amo tal matéria."
Na hora de estudar não existe amor em jogo, existem conteúdos a serem estudados e aprendidos, gostando ou não sua dedicação é a mesma, ou melhor quanto mais odiar, mais tem que estudar. Só se odeia aquilo que não se conhece, ou aquilo que não sabemos como funciona. Pense nisso!
Por fim, cada um de nós sabe onde está mentindo com relação ao estudo, e falo isso com conhecimento de causa. Mas só descobri depois de algumas reprovações... Antes achava que o que reprovava eram sempre causas externas... Fica a dica, não é... é o nosso dia a dia, não há aprovação sem estudar muito.
Primeiro tentamos mentir para nós mesmos, achamos que estudamos muito, que fizemos o nosso máximo, que as bancas são exageradas, que cobram muitos conteúdos, etc. Com o passar do tempo começamos ver que estamos enganados, que estamos estudando pouco e as vezes de forma errada, mas ainda não queremos acreditar. Então passamos a mentir para as pessoas que estão a nossa volta, tentando tirar a nossa culpa pela falta de um estudo de qualidade e um bom planejamento, jogamos tudo em cima dos imprevistos e fatos que nos cercam diariamente, trabalho, casa, filhos, família, falta de tempo, etc, grande cabeçada, falha, equívoco. Enquanto tentamos enganar a nós ou aos outros não teremos bons resultados.
Para chegar a aprovação precisa-se estar muito ciente de que vamos precisar muitas horas de dedicação, que fazer concurso é uma escolha de vida, que vamos ter que abrir mão de várias coisas para termos tempo para estudar... E estudar com afinco, entendendo a matéria, resolvendo questões, lendo muito. Quanto antes chegar a estas conclusões mais rápido será a sua nomeação.
É cilada mentir sobre estudar, até porque nossos estudos são medidos na hora da prova por questões que acertamos ou erramos, ou você sabe a matéria ou você não sabe, chutar pode dar certo, mas você não vai querer correr este risco, não é mesmo???
Na hora da prova é só você e ela, as mesmas regras são válidas para todos os inscritos naquele concurso, vence o melhor, o mais preparado, o que acertar mais questões, então bora estudar a matéria cobrada na prova.
Bons estudos!
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário