A maior contribuição que podemos fazer por alguém é ajudá-la a se organizar.
Organização possui uma ligação com personalidade, com valores e crenças. Pelo menos eu acredito nisso.
Minha mãe sempre me dizia: levanta e arruma a tua cama se não tua vida não vai para frente, tua vida vira uma bagunça, exatamente como você deixou tua cama. Certo ou errado nunca deixo a cama desarrumada...
Sou uma pessoa organizada, adoro saber e ter controle daquilo que está a minha volta, cada coisa em seu devido lugar e assim por diante.
Conheço pessoas que estão sempre procurando uma coisa ou outra celular, carteira, chave, óculos, caneta, calculadora, anotações etc... confesso que para mim é algo extremamente irritante. Mas essas pessoas não percebem isso como algo ruim, não veem como uma perda de tempo. Por isso, eu entendo que organização tem a ver com a personalidade e depende de cada um.
Eu acredito que o desempenho de quem é bagunceiro é muito inferior ao dos organizados. E nos concursos públicos isso é comprovado. O candidato que não tem um planejamento bem feito, que não possui um quadro horário, que não tem controle dos seus estudos não é aprovado. Basta ouvir, ler ou assistir os aprovados falando em seus depoimentos sobre como eram seus estudos, suas rotinas e você concluirá esse fato.
Organização exige tempo, esforço e constante arrumação, reorganização, não é organizar por organizar... é organizar e saber achar aquilo que você quer na hora que você precisa.
Materiais de concurso devem estar organizados para você ter fácil acesso, o seu ambiente de estudo também, evite sujeiras, excesso de papéis soltos, organize-se em pastas, ordene as apostilas separadas por matérias, tenha um caderno de anotações para seu controle, tudo pertinho para não dispersar, perder tempo e concentração.
Com organização aumenta-se a disciplina, você tem controle e domínio do edital e do seu conhecimento, mais foco, melhor concentração, tudo isso e muito mais.
Os concursos estão com pouquíssimas vagas, gigantesca concorrência e você vai dar mole por causa de falta de organização? Claro que não...
Enfim, sem organização é impossível. Sem organização não há otimização. Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.
Informação desorganizada não serve pra nada. Pense nisso!
Bons estudos! Sucesso!
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário