terça-feira, 6 de março de 2018

EXCESSO DE INFORMAÇÃO!!!

Concurseiros estão perdendo o foco por excesso de informação, por acreditar que os materiais não são suficientes... na compulsão estão sempre atrás de mais e mais disponíveis na internet. Perde-se tempo, foco, dinheiro e qualidade no estudo.

Na crença de que precisa mais e melhores materiais acabam acumulando vários, muitas vezes inúteis. Não estudam bem nenhum dos que já adquiriram.

Dê um lado a ansiedade dos concurseiros/candidatos e de outros os cursinhos preparatórios enlouquecidos oferecendo material gratuito para chamar a atenção e para vender seu "peixe" usam os vídeos grátis, aulas grátis, PDFs grátis, o "baixe aqui tal e tal assunto" e lá está o concurseiro se escrevendo, vendo, baixando e perdendo tempo, o marketing deles convence... 

Às vezes ajuda, mas muitas vezes não... são assuntos que caem de paraquedas no meio das programações, cronogramas de estudo e fazem a maior bagunça. 

Normalmente são assuntos básicos, aqueles que você já conhece ou que você até precisa saber, mas não assim sem um contexto. Tome cuidado. O barato sai caro. E para nós tempo é limitado. Tempo é dinheiro.


Informação é poder. Mas é importante saber utilizá-las a fim de garantir melhores resultados e aumentar o seu potencial competitivo diante dos demais.

A influência da informação na vida das pessoas é espetacular, você identifica facilmente quem as possui, quem as ignora e quem as busca como forma de mudar seus destinos.

Porém, a informação por si só não é o suficiente... e às vezes torna-se prejudicial, muitos sites, blogs, aplicativos, redes sociais, enfim milhões de informações em um clique... e a consequência: acumulo de informação e sobrecarga da mente. O que era bom passa a ser ruim, torna-se algo ineficaz no dia a dia.    

Precisamos informações relevantes e estratégicas que causam um impacto e que agregam conhecimento as metas e os objetivos. Focar na qualidade e não na quantidade.

 Excesso de informação causa distração e gera angústia, ansiedade e exaustão. Defina seus limites.


Chega um momento que a quantidade de informação é demasiada, não se absorve com qualidade, o cérebro não codifica, passa-se os olhos e cria-se uma falsa ideia de "saber" porém é superficial demais esse tipo de conhecimento.

Para sermos aprovados precisamos muito mais do estudo propriamente dito... aquele estudo que fazemos sozinhos, as nossas leituras, os nossos resumos e anotações, do que a incessante busca  por materiais de graça.


Reflita sobre a importância de selecionar as informações que chegam até você... bloqueie, exclua das suas listas... elas fazem você perder tempo e não acrescentam nada e você perde grandes oportunidades... 

Muita informação gera perda de tempo, gera estresse, ansiedade. Busque uma melhor qualidade de vida, dê espaço para coisas mais produtivas e eficazes e foquem no que realmente importa.

Simplifique!


Observe este pequeno detalhe, "excesso de informação desnecessária".


Verifique o que está ajudando e o que está atrapalhando? 

Elimine o inútil e o indispensável!

DELETE TUDO O QUE NÃO ACRESCENTA!

"Quero ser hoje melhor do que fui ontem e amanhã, melhor do que sou hoje."



LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário