domingo, 26 de junho de 2016

MANUAL DO CONCURSEIRO - O EDITAL

Todo mundo diz: "Se a vida viesse com manual de instrução tudo seria mais fácil".

Nós concurseiros temos uma grande sorte, pois temos este manual: O edital. Nele encontramos tudo o que precisamos saber para o antes, o durante e o depois da prova.

No edital consta:
- Datas para inscrições;
- Cargos;
- Qual a banca organizadora;
- Quantidade de vagas;
- Salário;
- Requisitos exigidos;
- Idade mínima;
- Documentações;
- Nível de escolaridade;
- Etapas do concurso;
- Validade do concurso;
- Número de questões na prova;
- Número de questões por disciplina;
- Quais matérias serão cobradas;
- Peso de cada disciplina na prova;
- Pontuação mínima necessária;
- Critérios de desempate;
- Período disponível para estudo;
- Data da prova;
- Material aceito que o candidato leve no dia da prova;
Entre outras coisas.

Leia o edital sempre com muita atenção. Ele será o seu norte, te guiará nos estudos em todas as fases do concurso. Você não pode ignorar nenhuma informação que conste nele.

Que maravilha, regras claras, o que vale para você vale para todos. Vence quem estiver mais preparado. O edital é o regulamento de como vai funcionar todas as fases até a homologação final daquele concurso.

Não há dúvidas que há itens mais importantes e um deles é o que será preciso estudar? O famoso conteúdo programático. 

Normalmente o que será cobrado está no final do edital ou em anexo separado. Depende da banca organizadora. Há os conteúdos considerados básicos e os específicos. A partir daí meu amigo, é hora de suar a camisa. E estudar... Não tem outro jeito. 

Organize seu estudo. Monte um cronograma de estudo baseado nos dias que faltam até o dia da prova. Duas ou três matérias por dia para estudar. E começa a contagem regressiva. 

Distribua as matérias nos dias da semana, de acordo com as suas horas disponíveis de estudo, priorize as matérias com maior pontuação ou que exigem um mínimo de acertos, ou ainda as que você tem maior dificuldade.

Monte sua estratégia para vencer os conteúdos, vencer os concorrentes e vencer a si mesmo. Não é fácil. Mas não é impossível.

 Organize o tempo para ver as vídeo aulas, ler as apostilas, revisar e fazer exercícios. Dedicação total. Cada segundo de estudo pode ser uma questão a mais que você acerta. 

Depois que o edital saiu é hora de dedicar-se com vontade, determinação, organização e  muita motivação para que a conquista do cargo público esteja muito próxima.

Bons estudos!


                                                                                 LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário