É um dever que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional.
É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.
Antes mesmo de sermos servidores públicos temos que ter eficiência e sendo, temos que ter mais ainda, pois estamos trabalhando para servir a população para ser útil ao maior número de pessoas.
Como ser eficiente nos estudos?
Para ser eficiente você precisa ter controle. Controle do que estuda e controle da sua produtividade, nível de aprendizado.
Aprender bem a matéria. Você precisa acertar as questões que a banca põe na prova.
Eficiência é conseguir ser aprovado dentro do número de vagas disponíveis naquele concurso que está estudando para ser aprovado.
Então primeiro, você precisa de um material que é compatível com o seu nível de conhecimento, se é um concurseiro iniciante, precisa ter um material do qual você lê e consegue entender a informação escrita. Ler por ler sem entender os termos te deixará perdido e sem conhecimento suficiente para acertar o maior número de questões.
Segundo, você precisa transformar o estudo em algo ativo. Ler e não testar se aprendeu e entendeu sobre o assunto não resolve. Testar e praticar é fazer resumos, questões, mapas mentais, não ficar somente na leitura. Aqui você terá um feedback de como você está indo. Quanto está aprendendo.
Terceiro, revisões, de nada adianta estudar e na hora da prova não lembrar. Revisar é fundamental e indispensável para a sua aprovação.
Quarto, você está numa fase em que está estagnado, não evolui nos seus resultados.
Por exemplo, estuda, estuda e tem 50%, 60% de aproveitamento. Bom nesta hora, você deve mudar a sua estratégia.
Certamente, você tem dificuldades em algumas matérias, precisa focar nestes gargalos e não adianta contar com a sorte. Tem que estudar o que não sabe e o que não gosta.
Para evoluir precisa saber onde está.
Você precisa ter tudo registrado, o que você fez durante a sua preparação. Recorra aos seus registros de estudo, ou a sua nota na prova que fez, ou seus simulados e veja:
- Qual matéria você foi pior.
- Qual assunto você errou mais.
- Analise quantas horas de estudo você teve em cada matéria que não foi bem.
- Você resolveu questões ou somente leu a lei, viu vídeo aulas.
- Quais tópicos você teve dificuldades de compreensão.
Esses dados bem administrados pode ser que seja a diferença entre a sua desclassificação e o primeiro lugar. Com eles em mãos, reorganize seu cronograma, com o estudo dirigido para os seus resultados.
Para ter eficiência nos estudos você precisa aprender a aproveitar e valorizar o seu tempo. O tempo tem pressa. Passa muito rápido. Por isso, quanto mais controle dos estudos, mais registros que possa quantificar e ver onde precisa melhorar, melhor. Há tempo para tudo menos para ser desperdiçado. Não deixe nada para depois. Faça hoje, agora!
Ser eficiente é conquistar o que se quer em menos tempo, com menos esforço, fazendo a coisa bem feita.
Crie um diário, uma agenda com todos os dias de estudo e o que você fez em cada um. Leitura, matéria, horas estudadas, questões; quantidade, número de erros, acertos, assunto etc. Quanto mais dados melhor.
Bons estudos!
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário