sexta-feira, 12 de agosto de 2016

NÃO CONSIGO APRENDER PORTUGUÊS... E AGORA? Pablo Jamilk


Esse vídeo parece que foi feito pra mim. E para muita gente...

Ótimas dicas. Assista.



Está estudando para concurso? Esse vídeo fará você ver Português com outros olhos.

Socorro! Não consigo aprender a Língua Portuguesa. Português é tão difícil... Português é impossível etc.

Isso acontece por algumas situações: 
Primeira e mais importante:
Falta de honestidade do aluno. Falta de honestidade sua. Falta de vergonha na sua cara. Por quê? Porque algumas pessoas gostam de propagandear que estão estudando 8 horas, 9, 10, 12, 15 horas por dia. Quando na verdade não estão...

Tão ali passeando pelo Facebook, comentando que estão estudando mil horas e na verdade não estão estudando, tão vendo post da galera.

Estudando mesmo não tá. 

A matéria de Língua Portuguesa demanda estudo e demanda muita atenção, então não adianta você simplesmente dizer vou olhar aqui meia dúzia de dicas de Língua Portuguesa que aparece aqui nas imagenzinhas, vou aprender o uso dos porquês e vou sair comentando prova da banca Cespe porque eu acho que só de olhar essas dicas sobre os porquês, ou algumas dicas de crase eu já consigo resolver tudo. 

Não é assim.

Você precisa de base. A base da língua. 

Há professor não é mais base a questão de interpretação?

Não. Várias questões de Português não versam sobre interpretação. Elas versam sobre a própria gramática, regras, se tá certo se tá errado. Isso você tem que saber. Você tem que saber perceber.

Esse é o primeiro aspecto. Um pouco de falta de honestidade.

- O que você está fazendo pra aprender a Língua Portuguesa? 
- Eu tenho uma gramática em casa ou eu não tenho uma gramática em casa? 
- Eu faço exercício?
- Quantos por semana você faz? 
- Quantos por dia? 
- Você só responde ou você comenta o exercício que você está respondendo? 
- Com que periodicidade você faz revisões? 
- Você tem preocupação em anotar o que o professor fala e aplicar essas questões? 
- Ou você simplesmente assiste a aula com a cabeça em outro planeta?

É isso que você tem que rever. 

Você de fato está estudando? 
Você está fazendo resumo?
Você está anotando o conceito importante?

Falta de honestidade, quando diz que está estudando e de fato, não está. Ou está de corpo presente na frente do computador assistindo uma vídeo aula, ou está de corpo presente na sala de aula, sai da sala de aula 6, 7 vezes porque ele acha que essa matéria ele já sabe, então ele vai dar uma vazada.


Por que pronome relativo é tão difícil? Porque você saiu no meio da explicação do professor. Tome cuidado com isso. 
Segundo aspecto fundamental. Os mitos da Gramática. 

As pessoas pensam que saber Gramática é algo que leva milhares de anos, não, não é assim. 

Você tem um conjunto FINITO de regras. E com esse conjunto finito de regras, nós podemos formar INFINITOS enunciados que fazem parte da Língua. 

Nós podemos compor infinitos enunciados. E esses infinitos enunciados são passivos de análise. Você pode analisar eles de uma maneira ou de outra. 

Isso quer dizer o quê?

Que você tem a obrigação de ter um bom arcabouço teórico, conhecer as regras para saber como aplicar essas regras. 

Não adianta você tentar dominar uma matéria, cuja base você desconhece. 

É preciso estudar isso. 

E como é que funciona a base? Morfologia, sintaxe e aprender muito bem isso. Aprender o que significa fazer uma análise morfológica, o que significa fazer uma análise sintática. 

Eu to sendo honesto com você. Há muitos alunos falando português é difícil demais. E não é. 

O que é cobrado numa prova de concurso público, é um nível relativamente básico, relativamente simples da língua portuguesa, então não é impossível, não é tão dificil assim. 

Ai você pode comentar, é professor pra você é fácil... Não. Não é fácil. Eu tive que estudar também. Todo mundo que aprendeu a Língua Portuguesa uma vez, teve que estudar.

Não confie nesses mitos da Língua Portuguesa que contam pra você. 

Há é só saber o que que é uma oração subordinada adjetiva e pronto... já resolvi uma prova. Não, não é. Porque uma palavrinha pode mudar toda a estrutura da sentença. Toda a análise. 

Então, é por isso que você deve ter aquela honestidade pra estudar, certo. E também para você conseguir montar essa sua base. Acabar com esses mitos que acabam povoando a mente de quem estuda para concurso, de quem estuda a Língua Portuguesa.

Outra coisa fundamental, outro empecilho. Quando você está estudando uma matéria. Você tem que criar uma espécie de relação, uma relação de amor com a matéria.

Algumas pessoas criam só uma relação de ódio, elas estranham e ficam pensando que: - Eu nunca vou aprender isso, porque Português é sempre difícil demais é uma coisa muito complicada.

E não é assim. Não é desse jeito. Não é uma coisa difícil demais. Não é a coisa mais complexa do mundo, que você vai ter tanto trabalho. 

Mas é preciso considerar que se você não gostar de encaixar pelo menos uma peça ali da matéria de Língua Portuguesa, uma análise, você nunca vai desenvolver o resto da matéria. 

Você precisa desenvolver uma estratégia para você gostar do conteúdo. - Há professor, eu gostei do conteúdo, porque uma vez eu ouvi uma música sobre determinada palavra e isso me ajudou. Beleza... 
Você pode partir daí... Mas não pode ficar apenas aí.

Você precisa progredir com o conteúdo. 

Então, nós temos a disciplina. Disciplina é fundamental, o foco no seu objetivo e estudar.

Toda vez que você estiver pensando que Língua Portuguesa é muito difícil. Examine-se. 

Você está sendo honesto?
Você está estudando corretamente?

Algumas pessoas falam eu já fiz de tudo para aprender Língua Portuguesa e não consegui. 
A é... Já fez de tudo... 

Quantos cursos de Língua Portuguesa você já fez? Fez completo? 
Assistiu a todas as aulas? 
Quando fez presencial, você conversou com o professor? 
Anotou suas dúvidas e foi tirar com o professor?
Você fez o que o professor orientou?

Se não fez... Nossa conversa já está encerrada. Você encontrou o problema.

Se fez... Beleza... Você resolveu exercícios ou ficou só na teoria? 

Se não resolveu exercícios, não adianta, você não vai desenvolver.

Se resolveu exercícios e não viu a teoria, não adianta, o que está embasando para você resolver as questões. 

Se pegou só dicas, isso também não vai resolver o problema.

Seja realista. Quando você começa estudar para um concurso e esse concurso exige Língua Portuguesa, você precisa reconhecer os seus limites e buscar ultrapassá-los. 

Não desista. Não... Se você desistir da Língua Portuguesa, você vai desistir de usar a principal arma que você tem para derrotar as outras pessoas. 

As outras pessoas são simplesmente pessoas que querem ser normais.
Há eu quero ser normal. Eu não quero me esforçar mais do que a outra pessoa. Eu quero seguir meu dia da mesma maneira. 

Não. Você não pode ser assim. 

Se você quiser gabaritar a prova de Língua Portuguesa em qualquer concurso público. Você precisa se dedicar demais a esse conteúdo. 

Precisa se dedicar demais. 

Força guerreiros!


OBS: Tentei transcrever as belas dicas do professor, mas vejam o vídeo, você vai entender melhor a mensagem que ele quer passar. 

Eu estava precisando desse puxão de orelhas. Única matéria que não estou tendo bons resultados é Português... Vamos ver depois desse choque de realidade...

Bons estudos! Espero que ajude mais gente. 


         LU CONCURSOS

6 comentários:

  1. Amei as dicas para aplicarmos em uma turminha de nosso colegio zona norte SP, ótimo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Que bom... fico feliz que os artigos estejam sendo úteis para você! Um abraço e obrigada por sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Professor estou literalmente a ponto de desistir! Pois e muito dificil pra quem esta tentando recuperar o tempo perdido e nas outras materias não tenho esta dificuldade que esta me fazendo eu passa noite chorando e tantando aprender.sei que depende de mim e somente de mim para chegar la na frente! Mais quando eu vejo que minha vida foi uma merda pois tive que sair da escolar com 11 anos para trabalhar para ajudar em casa e hoje depois de mais de 20 anos sou formado no ensino medio!! Mais sou muito sincero sou apenas mais um número para os governantes dizer que esta fora da linha dos analfabetos,mais literalmente sou um.pois não sei nada e me encontro muita tristeza pois eu so quero aprender de vdd e não mais ficar horas olhando videos aulas que não dar continuidade no conteúdo e assim eu parando junto com cada vídeo aula q acabar!! Se vc tiver como me ajudar serei um aulo que dará muito trabalho para vc mais tbn darei muito orgulho tenho 36 anos e estou termindo tecnólogo em gestão publica e preciso muito da sua ajuda desde de ja agradeço e qualque coisa me chama no zap pois preciso muito da sua ajudar! Não tenho vergonha de me colocar desta forma agradeço e Deus abençoe muito sua vida pois vc esta sendo um anjo na minha vida!!21 996932106

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Em primeiro lugar gostaria de dizer para você não desistir... cada um tem seu tempo, idade não quer dizer nada, você está conquistando suas metas aos poucos está terminando tecnólogo... isto é fantástico... não pode se acomodar e você está buscando evoluir. Não desanime.

      Eu sou Luciana do Blog Lu Concursos e publiquei aqui o vídeo do professor Pablo por gostar do trabalho dele e da dinâmica dele de ensinar português. Confesso que essa matéria também me tira o sono, tenho muita dificuldade... estudo por vídeo aulas, resolução de questões e pdf, não tem milagre... aprender português para quem vem de escola pública realmente é um desafio maior... mas não podemos desistir.

      Você encontra o professor Pablo no Instagram... https://www.instagram.com/pablojamilk/?hl=pt-br

      Boa sorte. Obrigada pela visita ao Blog Lu Concursos! Vamos que vamos!

      Excluir
    2. Uma coisa que me ajudou foi ler mais, pois acho que fica no seu inconsciente algumas regras gramaticais e quando lemos algo estranho, como por exemplo uma alternativa errada de uma prova, isso não nos soa familiar e acabamos não caindo em armadilhas de provas. Procure alguma leitura de seu interesse, assim nem vai lembrar que está estudando.
      Videoaula é uma forma dinâmica para se aprender, porém é importante, se possível, dar preferência para leitura, pois se seu foco for concurso verá que caso não pratique a leitura você se cansará rápido, pois questões de interpretação costumam ser bastante desgastantes para quem não tem o costume de praticar leitura.

      Ainda estou longe de gabaritar provas, mas essas coisas que notei me ajudaram um pouco e espero que te ajude. Abraço!

      Excluir
    3. Obrigada por ter vindo aqui compartilhar seu achado, sua experiência, dica super útil, tenho tentado ler mais do que assistir vídeo aulas, mas ainda estou nos 80% de acertos, uma hora dá certo. Valeu...
      Um abraço e obrigada pela visita!

      Excluir