segunda-feira, 25 de abril de 2016

O IMPORTANTE É ISSO...




O que fazer para estar pronto na hora da prova?

Dominar o mundo do conhecimento não é fácil, principalmente quando se trata de concursos públicos onde cada banca tem um modo, uma forma de cobrar os assuntos. Você precisa ser fera em todos eles para não ser pego de surpresa.

Pegue uma fonte, por exemplo, uma apostila de tantos cursinhos que existem por aí. Leia até o fim, resolva os exercícios, revise e depois parta para outra se tiver tempo. 

Vejo um monte de gente com todas as apostilas possíveis e imagináveis, mas que não estudou nenhuma delas até o fim. Lê o mesmo assunto em todas elas e fica bem preparado, mas falta tempo para se preparar da mesma forma em todas as matérias. E aí o que adiantou gabaritar uma parte e rodar na outra. Você precisa avançar em todas as matérias. Ter uma média boa de acertos em todos os assuntos.

Dica muito útil para quem quer passar. Esgote uma fonte. Pegue as outras quando for revisar ou para aquelas matérias que tem muita dificuldade.

Informação demais atrapalha. Escolha um bom material, com uma boa didática e foque nele até o fim. Saiba o que deve ser ignorado. Aprenda descartar informações que são demais.

Perde-se muito tempo com coisas demoradas, que são repetidas em excesso. Pergunte-se: O que posso excluir do meu dia a dia que é desnecessário. Vale para materiais em excesso como para tarefas não urgentes, redes sociais etc.

O tempo é o divisor de águas de quem é aprovado e quem não é. Use aprendendo o conteúdo que cai na prova. Não caia na pegadinha de que eu consigo recuperar depois... Não dá tempo de recuperar tempo perdido com procrastinação.

Existe coisa demais para fazer, e todas são melhores do que estudar. Por isso, a disciplina é fundamental. Você precisa aprender o mais rápido possível. Excesso de informação prejudica, dificulta a concentração. Tem que ser sucinto, direto ao ponto. 

Quantidades de fontes com a mesma informação. Gasta tempo além da medida. Você tem a sensação de que nunca vence os assuntos. Que está sempre com coisas atrasadas. Não se concentra.

Uma fonte, ou poucas fontes para o mesmo conteúdo esse é o plano. Uma aula em PDF ou uma aula em vídeo aulas, se bem estudadas basta!

Estude! O resto é resto. Não perca tempo. Não subestime seu concorrente, ele esta se preparando. Coloque em prática tudo o que você aprende é a melhor forma de fixar na sua cabeça. Resolução de questões é o segredo.

Você vai sim ter que abrir mão de muitos afazeres, não tem como conciliar, todos os aprovados dizem que abdicam de muitas coisas, principalmente o lazer para passar no concurso público dos seus sonhos. Não pense que com você vai ser diferente. 

Sacrifica-se o hoje pelo que virá depois da aprovação. Estude feliz, treine feliz, confiante no seu aprendizado, tenha prazer em se preparar para o seu concurso. Não pule etapas, seja paciente, treine até não aguentar mais.

Aprenda a ser atento. A estar focado quando está estudando. Faça uma coisa de cada vez. A aprendizagem é cumulativa. 
Insista!
Persista!
Não desista e conseguirá a nomeação!

Bons estudos!


LU CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário