A falta de concentração no geral é um problema real, atrapalha a capacidade de manter o foco, mas normalmente é decorrente de questões simples e de fácil solução.
Veja 6 dicas que ajudarão a evitar as distrações:
1- Necessidades fisiológicas não satisfeitas.
Fome, sede, sono, calor, frio etc. Não adianta iniciar os estudos com outras demandas desviando o foco. Sane primeiro e então comece a maratona dos estudos.
2- Falta de organização.
Bagunça no local de estudos, materiais espalhados, toda hora você precisa levantar buscar algo. Esteja com tudo em ordem, em mãos.
3- Horário para começar estudar.
Estabeleça um horário de início. Imprevistos acontecem, mas não todos os dias. São exceções.
4- Tarefas do dia a dia.
Tem algo para fazer, faça. Ficar com coisas pendentes causa dificuldade de afastar o pensamento do compromisso adiado.
5- Encontrar tempo para estudar.
Convencer o cérebro e a si mesmo que a prioridade é o estudo. Distribua as matérias que serão estudadas a cada dia dentro de um cronograma, quadro horário e se policie para cumpri-la.
6- Monotonia.
Alternar entre estudo da teoria, resolução de exercícios e consulta ao material. Torna o estudo dinâmico. Facilita a compreensão e a fixação dos conteúdos. E tende afastar a monotonia.
A memorização ocorre a partir da repetição. Diversas vezes o concursando terá que retornar a matéria até o dia da prova, por isso tenha materiais com boa didática, letras não muito miúdas, sem muita marcação que você não se ache etc.
Se não está rendendo como o esperado, dê uma pausa e retorne mais tarde e verá que terá mais qualidade do que forçar algo que não está dando certo.
O estudo vai requerer muita disciplina, as informações precisam ficar guardadas em sua memória. Por isso, faça resumos, faça revisões periódicas.
Bons estudos é só acreditar!!!
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário