A vontade de estudar é que constrói o seu futuro como servidor público.
A vida de concurseiro não é fácil, são tantos desafios, tanta gente dando palpite, tanta gente querendo ensinar, tanta gente se achando especialista no assunto, não é mesmo... são tantos faça isso, faça aquilo, dessa forma, desse jeito, fulano fez assim, sicrano assado... 5 dicas para passar em concurso, 10 macetes que te levarão a aprovação e assim por diante, mas na real... não produzem nada, nenhum resultado, aliás só atrapalham, você perde tempo.
O que produz resultado é sentar e estudar. Ler os assuntos do conteúdo programático, resolver questões, reler, revisar, fazer mapas mentais, resumos, etc... daquilo que pode ser questão de prova. O resto é resto.
Eu apoio você ler de vez em quando essas dicas para aumentar a motivação, para ajustar algum ponto que você não está conseguindo aprender, mas todo dia, toda hora, é no e-mail, é nas redes sociais, é nos livros, é no celular, não dá... é muito tempo perdido. Tudo que produz resultado positivo é bom, é válido... no momento em que mais atrapalha do que beneficia é hora de dar um basta ou pelo menos diminuir a quantidade.
Galera... vocês perdem posições na fila, ficam para trás na lista de classificados, pois enquanto você lê as dicas o concorrente lê o assunto que faz ele acertar uma ou duas questões a mais do que você na prova. Uma questão a mais é sinal de cem ou mais posições que você cai dependendo do concurso. Não dá, né.
Passar os olhos é se enganar que está estudando. Você precisa dominar os assuntos, estude para mais e não para menos, o que cai na prova e é fácil é porque você sabe, se é difícil é porque você não estudou o suficiente.
Mapeie os seus estudos, quantifique, coloque metas a serem atingidas, por exemplo, até final do mês quero atingir nível de eficiência de 80% em todas as matérias que caem no concurso dos meus sonhos ou o que eu vou prestar em breve... Você se conhecendo e conhecendo as possibilidades você adquire confiança.
É prática... ler, falar e fazer. Quantifique o seu conhecimento e o seu crescimento. Aumente o seu rendimento e automaticamente aumenta a sua confiança. Dessa forma reduz também o estresse, a ansiedade e o estudo passa a ser algo menos subjetivo, você visualiza sua evolução.
Foque em melhorar o desempenho. Essa avaliação, esse saber o que estudar, como estudar e quanto precisa estudar ainda das matérias é o que gera um comportamento positivo, você não procrastina, você se motiva a querer um pouco mais. O seu estudo passa a ser baseado no resultado esperado.
Essa dica é muito eficaz, pelo menos para mim foi... busque a todo custo estudar a matéria, aquilo que pode ser questão de prova. Estimule o seu cérebro a se concentrar e aprender o que realmente importa. Cansou de ler, resolva questões, não está acertando, veja vídeo-aulas, pesquise na internet... diversifique as formas de estudar e o estudo fica menos massante.
Os números tem um poder impressionante de nos afetar, marcar e de nos motivar, use-os a seu favor. Estudar é fantástico. Aprender leva um tempo. Mas sua transformação é de um dia para o outro.
Sucesso! Faça acontecer...
LU CONCURSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário